As Leis Escoteiras

O escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida:
quando um escoteiro diz “eu prometo” ou “eu juro” ou mesmo quando ele diz simplesmente que fará alguma coisa, ninguém deve duvidar dele. Se você mentir, roubar ou for desonesto, perderá sua honra.

O escoteiro é leal:
um escoteiro fica ao lado de seus pais e seus amigos em situações de dificuldade, a não ser que isso venha a resultar em desonra.

O escoteiro está sempre alerta e pratica diariamente uma boa ação:
“sempre alerta” significa que o escoteiro está sempre pronto para ajudar alguém e atento às coisas que estão acontecendo ao seu redor.

O escoteiro é amigo e irmão dos demais escoteiros:
o escoteiro procura ser amigável com todas as pessoas com quem se encontra, aceitando que nem todas as pessoas são iguais. As diferenças que as pessoas aparentam ter não tem nada a ver com seu caráter.

O escoteiro é cortês:
cortês significa ser gentil e educado. O escoteiro deve respeitar as pessoas ao seu redor e respeitar as opiniões dos outros, mesmo que ele não concorde.

O escoteiro é amigo dos animais e das plantas:
é dever do escoteiro cuidar, preservar e respeitar a natureza e o meio ambiente.

O escoteiro é obediente e disciplinado:
ser obediente e ter disciplina significa fazer sempre a coisa certa na hora certa. Respeitar e obedecer os mais velhos também é fundamental.

O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades:
muitas vezes o escoteiro encontrará dificuldades para realizar uma tarefa. Não adianta resmungar. O certo é procurar resolver o problema sem se desesperar.

O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio:
um escoteiro não gasta dinheiro e material à toa. Ele deve controlar seus gastos com cuidado, comprando apenas o necessário, sem desperdiçar.

O escoteiro é limpo de corpo e alma: a higiene pessoal e o cuidado com o corpo são essenciais para o escoteiro viver em harmonia com o meio. Tenha sempre pensamentos positivos e saudáveis!