Perguntas & Respostas

O que é o Escotismo?

O Escotismo é um Movimento educacional para jovens, com a colaboração voluntária de adultos.

 

Quem fundou e onde começou o Escotismo?

Foi Baden Powel, um general inglês, quem começou o Movimento Escoteiro, em Londres, no ano de 1907. Desta data até hoje o Movimento se espalhou pelo mundo e hoje há um contingente mundial de mais de 20 milhões de Escoteiros.

 

Quais os propósitos do Movimento Escoteiro?

O Movimento Escoteiro visa contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

 

Quem pode ser Escoteiro?

Todo jovem, dos 7 aos 21 anos pode ser Escoteiro, qualquer que seja sua religião ou partido político. O Escotismo valoriza a participação de todas as pessoas e não tem nenhum vínculo político-partidário. Os adultos podem participar como Chefes ou como Dirigentes.

 

O Escotismo tem algo a ver com o Exército?

Apesar de ter um general Inglês como seu Fundador, o Escotismo nada tem a ver com o Exército.

Quais são os princípios e qual a base moral sobre os quais se baseia o Escotismo?

 

Os princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira em que o jovem, depois de passar por várias etapas de treinamento, promete cumprir seus deveres par com Deus, para com a Pátria e ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião.

 

Qual a metodologia utilizada pelo Movimento Escoteiro?

O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos aplicados de acordo com a idade do jovem: aceitação da Lei e Promessa Escoteira; aquisição de hábitos sadios através do treinamento para a autonomia, no aprendizado pela prática; vida em equipe; adestramento de técnicas úteis à sua vida e pelo desenvolvimento pessoal sob orientação individual.

 

Como está organizado um Grupo Escoteiro?

Um Grupo Escoteiro é composto por uma Diretoria (Presidente, Tesoureiro, Secretário e um Diretor Técnico), por uma equipe de Chefes que orientam os jovens e os próprios jovens, além dos pais. A Diretoria é eleita por uma assembléia geral onde participam todos os adultos do Grupo Escoteiro.

 

Como se sustenta um Grupo Escoteiro?

O Grupo Escoteiro geralmente se sustenta com pequena mensalidade, com contribuições voluntárias e recursos provenientes de promoções como bingos, rifas, etc...

 

Como faço para ser Escoteiro? 

Para ser Escoteiro venha  se inscrever no Grupo Escoteiro  Guia Lopes.