Mochila

O texto abaixo contem dicas valiosas sobre organização da mochila!

A mochila é o ítem mais importante para as atividades de acampamentos, já que todo seu material e recursos a serem utilizados nas atividades estará dentro dela. Sua preparação deve ser planejada com cuidado, tendo em vista a utilização do seu conteúdo, da minimização do seu peso e do conforto ao carregá-la. Nunca a deixe abandonada ou em locais inadequados e evite exagerar na carga nela colocada para que sua utilização e funcionalidade não sejam comprometidas. Com um pouco de cuidado a viagem, a caminhada e as atividades que a requerem se tornarão mais confortáveis e agradáveis.

Alguns cuidados em relação à mochila:

Escolha a mochila adequada à atividade. Seu tamanho deve ser compatível com a duração da atividade. A mochila para caminhadas e para acampamento deve ter fixação de tres pontos (Dois nas costas/ombros e na cintura).

Organize os objetos da maneira mais simétrica possível. Objetos ponteagudos ou muito duros podem espetar suas costas de uma maneira desconfortável e até mesmo causar ferimentos.

Toda a roupa deve ser enrolada como rocamboles, de maneira que seu volume se torne mínimo. Isto facilita também na hora de retirá-las para uso. Todos os ítens dentro da mochila deve ser acondiconados em sacos plásticos, de preferência bem fechados, tipo "zip lock"

 

No fundo da mochila (alguns modelos tem compartimento especial para isto) deve ser colocado o saco de dormir. Sendo mais leve, ele não força os quadris e serve ainda como sustentação para os demais equipamentos.

Procure posicionar os objetos mais densos e pesados na parte que ficará em contato com as suas costas, ajustando melhor o seu centro de gravidade

Para caminhadas em terrenos planos ou de pouca inclinação, deixe os objetos mais pesados no meio da mochila ou um pouco acima. Nos terremos mais irregulares ou em subidas ou descidas mais íngremes, o centro de gravidade deverá ser posicionado mais baixo para evitar que a mochila fique balançando demasiado.

Alguns ítens devem ser colocados e maneira especial:

Jaquetas de lã, capas de chuvas, objetos de uso emergencial devem ser colocados próximos à abertura da mochila, para fácil acesso.

Pequenas quantias de dinheiro, documentos, bússola, binóculos, equipamento fotográfico, mapas, protetor solar, algum lanche devem ser armazenados nos bolsos externos para acesso imediato.

Ítem de grande importância como como os documentos e as chaves do carro devem ficar em um bolso ou compartimento só para eles para que não corram o risco de extravio e esquecimento.

O que levar?

 

Vai depender da atividade, de sua duração e da infraestrutura do local onde for realizado o acampamento ou atividade. No entanto, em todo acampamento ou atividade devem sempre estar presentes tres conjuntos básicos:

Conjunto de Higiene: Escova de dentes, pasta dental, pente ou escova, sabonete, xampu (use um recipiente pequeno!), protetor solar e papel higiênico.

Conjunto de alimentação: Cantil, Caneca, prato/tigela, talheres, abridor de latas.

Conjunto de abrigo: Saco de dormir, forro isolante térmico.

Se a atividade envolve a exploração de lugares sem infraestrutura adequada, deve ser levado:

Conjunto de Sobrevivência: Lanterna, baterias, canivete, fósforos, lupa, bússola, corda (e um fio de nylon), apito, vela, caneta à prova dágua, agulha e linha.

Pelo menos um em cada 4 componentes do grupo deve levar:

Conjunto de Primeiros Socorros. Este deve conter, pelo menos: Ataduras, gaze, algodão hidrófilo esterilizado, esparadrapo, curativos tipo "band aid" de diversos tamanhos, pinça, tesoura, desinfetantes, creme/pomada para queimaduras, alfinetes de segurança.

Quanto ao vestuário, este deve ser adequado à duração e à atividade. Por exemplo, se envolver natação, deve ser levado um maiô ou calção adequados.

Típicamente, para um acampamento de 3 dias devem ser levados: 2 camisetas, 1 calça comprida, 1 calção, 1 short, 3 cuecas/calcinhas, 3 pares de meia, agasalho(s), tênis extra, boné ou chapéu e uma capa de chuva. A menos que seja solicitado de outra maneira, leve sempre roupas confortáveis, de preferência aquelas já bastante surradas, que se voltarem imundas ou danificadas (ou nem voltarem) não façam falta...