Lanternas

Tenha sempre pilhas sobressalentes e cheque a carga da bateria que está sendo usada.

Não guarde as lanternas com as pilhas.

Verifique sempre o estado da lâmpada reserva.

Proteja a sua lanterna da umidade, principalmente se ela for apenas resistente à água.

Se for à prova d'água e molhar, seque‐a e limpe‐a antes de guardar.

As pilhas usadas podem e devem ser recicladas ‐ do contrário, viram lixo tóxico, extremamente danoso ao meio ambiente. Reciclar é simples e prático (separe um recipiente em casa para elas e, ao enchê‐lo, jogue em lixeiras apropriadas para a reciclagem). Incentive as pessoas que convivem com você a fazerem o mesmo...

Tipos de lanternas e lâmpadas:

Headlamp (lanterna de cabeça ou frontal) ‐ é a mais indicada para o praticante de esportes ao ar livre, por deixar as mãos livres, facilitando na hora de montar a barraca, fazer a comida, escalar e/ou rapelar, andar em trilhas etc.

Lanterna de mão ‐ esta todo mundo conhece... São as mais tradicionais e, caso você queira usá‐las em atividades ao ar livre, procure mantê‐las por perto com uma fita de segurança. Costumam ser um eficiente backup para as lanternas de cabeça.

Lanternas resistentes à água ‐ praticamente todas são resistentes, pois se destinam ao uso ao ar livre.

Lanternas à prova d'água ‐ algumas o são. Não deixam de ser uma tranqüilidade em uma forte chuva de verão...

Lanternas seladas ‐ são aquelas feitas para lugares confinados com acúmulo de gás, tendo o perigo de explodir ao utilizar uma lanterna convencional.

Tipos de lâmpadas ‐ standard, halogêneas, xenon (gás), krypton e led. Saiba o uso que dará ao seu equipamento e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades, lembrando que algumas iluminam muito melhor mas também gastam muito mais pilhas e baterias que o normal...